quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Gmail agora faz ligações grátis!

O (império) Google deu ontem mais um passo rumo à dominação mundial: a integração dos chats com voz do Gmail ao Google Voice, o que permitirá aos usuários do Gmail realizar ligações para telefones fixos e também celulares através do próprio navegador, sem precisarem sequer saírem da frente do PC. Como se não bastasse, as ligações são ainda por cima inteiramente gratuitas até o final do ano, com tarifas módicas a partir daí. O chat de voz do Gmail recebeu recentemente também uma versão para Linux (basta instalar o pacote disponível no http://www.google.com/chat/video) o que torna o serviço realmente democrático.
Infelizmente, a mamata está 9pelo menos por enquanto) disponível apenas para usuários dos Estados Unidos, que serão capazes de usufruir de ligações gratuitas para os EUA e Canadá e tarifas módicas para outras partes do mundo. Segundo o anúncio no Blog Oficial, "Estamos trabalhando para que este recurso esteja disponível de forma mais abrangente — então, fique atento."

Não é preciso dizer que a abrangência no uso do Gmail e o fato de o Google ter controle também sobre um sistema operacional para smartphones faz com que o serviço tenha tudo para se tornar muito abrangente, eventualmente ameaçando as operadoras de telefonia. Além de controlar suas pesquisas, seus e-mails, seus documentos e seu celular, em breve o grande império controlará também suas ligações telefônicas (risada estridente ao fundo).

Para quem está coçando a cabeça para entender como podem oferecer também ligações gratuitas para celulares (mesmo que em caráter temporário), é importante enfatizar que os planos de telefonia nos EUA são um pouco diferentes dos daqui, com uma melhor interligação entre as operadoras (não existem taxas de interconexão e por isso as tarifas não são mais altas ao ligar para números de outras operadoras) e os planos de voz "all you can eat" (com minutos ilimitados) são comuns. Ainda não existem informações sobre a disponibilidade no Brasil, mas devido às taxas de interconexão é bem improvável que algum dia tenhamos ligações gratuitas por aqui. O mais provável é que quando esteja eventualmente disponível no Brasil, o serviço seja inaugurado já na segunda fase, com terifas similares (embora talvez mais baixas) que o Skype-Out, Vono e as dezenas de provedores SIP operando por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário